Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Destaque
Edital
Facto
Processo
Sem categoria

Facto apoia segunda etapa do Cup of Excellence 2017

19 de outubro de 2017

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Venda Nova do Imigrante, é a instituição anfitriã da fase internacional do concurso Cup of Excellence – Brazil 2017, que acontece até o dia 22 de outubro na cidade das montanhas capixabas.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) é parceira do Ifes no apoio ao evento, por meio do projeto “Análise Sensorial de Café”, coordenado pelo professor Lucas Louzada Pereira que foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projeto 001/2017, da Seag (Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca). A fundação é responsável pela gestão dos recursos.

Considerada a principal competição do mundo no segmento de café, o Cup of Excellence é um concurso idealizado pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais – sigla em inglês), juntamente com a Alliance for Coffee Excellence (ACE). Desde 1998, reúnem produtores nacionais compostos por uma comissão julgadora internacional com comprovada reputação mundial, decidindo a qualidade dos lotes apresentados, com rodadas de análise sensorial de cafés de alta qualidade e a pontuação obtida.

Durante a semana do evento, as provas de “cupping”, serão realizadas por juízes Q-Graders (certificação mundial dada a profissionais de classificação e degustação de cafés) por meio de avaliações sensoriais dos cafés, sendo vetada participação do público externo. No último dia, o concurso é aberto ao público e aos produtores para a degustação dos 10 melhores cafés.

Auditado pela Safe Trace Café, empresa especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos, integrando informações de todos os elos do produtor ao consumidor, o concurso acontece em três fases:

I. Pré seleção: Categoria Pulped Naturals (10 de setembro a 14 de setembro)
Categoria Naturals (16 de setembro a 20 de setembro)

II. Nacional: Categoria Pulped Naturals (1 de outubro a 5 de outubro)
Categoria Naturals (6 de outubro a 10 de outubro)

III. Internacional: Ambas categorias (16 de outubro a 22 de outubro)

Divulgação e premiação: 22 de outubro

 

Informações:

Cup of Excellence Brazil 2017 – 2ª fase: Degustação e pontuação de amostras brasileiras por júri internacional.

Data: 16 a 22 de outubro de 2017.

Local: Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes).

Endereço: Rua Elizabeth Minete Perim, S/Nº – São Rafael – Venda Nova do Imigrante-ES Brasil .