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FAQ: Edital PS 01/2018 – Cursos Técnicos de Nível Médio

Tire suas dúvidas sobre o Edital PS 01/2018 – Cursos Técnicos de Nível Médio

1) Como faço a inscrição para o Processo Seletivo 01/2018?

O período de inscrição ocorre entre os dias 09/10/2017 a 05/11/2017 e deverá ser feita através do preenchimento de dados online no site www.ifes.edu.br preenchendo, integral e corretamente, o formulário de inscrição disponível no Sistema de Inscrição on-line.

2) O que são Cursos Técnicos Integrados?

São cursos oferecidos somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno. Como se trata de curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do Ensino Técnico de Nível Médio ou o contrário, de acordo com o Decreto 5154/04, com o Parecer CNE/CEB 39/2004 e com a Resolução CNE/CEB 01, de 03/02/2005.

3) O que são Cursos Técnicos Concomitantes?

São cursos ofertados a quem ingressa no Ensino Médio ou já esteja cursando, em alguma instituição, de modo que a complementaridade entre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Ensino Médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso. Nesse regime, o aluno faz somente o Ensino Técnico no Ifes.

4) O que são Cursos Técnicos Subsequentes?

São cursos ofertados aos (às) candidatos (as) que concluíram o ensino médio.

5) O que é Curso de Especialização Técnica de Nível Médio?

São cursos ofertados ao candidato que tenha sido devidamente habilitado como técnico de nível médio ou esteja concluindo o curso técnico de nível médio no 1º semestre de 2017, em habilitação profissional correspondente aos eixos tecnológicos estabelecidos no quadro de vagas do item 4.3.1 do edital.

6) Qual o valor da taxa de inscrição?

O valor da taxa de inscrição será de R$ 68,00.

7) Qual o prazo de pagamento da taxa de inscrição?

O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o dia 10/11/2017. Antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que satisfaz os pré-requisitos de qualificação indispensáveis para o ingresso no curso desejado, indicados no quadro de vagas ofertadas. O(A) candidato(a) terá direito a APENAS uma inscrição no Processo Seletivo. No caso de o(a) candidato(a) realizar mais de uma inscrição, será considerada válida apenas a última inscrição paga ou isenta.

8) Como solicito a isenção de taxa de inscrição?

A isenção da taxa de inscrição deverá ser requerida no período de 09/10/2017 a 25/10/2017, e a documentação comprobatória (subitem 8.3) deverá, OBRIGATORIAMENTE, ser entregue OU postada (cópia autenticada) para o campus de interesse do curso ou para o campus do local de realização da prova até o dia 25/10/2017. Terá direito à isenção da taxa de inscrição o(a) candidato(a) que tenha estudado as 2 (duas) últimas séries do Ensino Fundamental (para os cursos integrados e concomitantes) ou as 2 (duas) últimas séries do Ensino Médio (para os cursos subsequentes) em escola pública, ou particular como aluno bolsista em função de carência socioeconômica, ou curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino, com aprovação final, até a data da matrícula.

9) Quando estará disponível o resultado da isenção da taxa de inscrição?

O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado no campus do curso de interesse, no Sistema de Inscrição on-line e no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018), no dia 31/10/2017. É de responsabilidade do (a) candidato (a) a verificação do resultado da solicitação da isenção da taxa.

10) Qual o prazo para solicitação de recurso após o resultado da isenção da taxa inscrição?

O (A) candidato (a) terá o dia 01/11/2017 para solicitar recurso do resultado de isenção, no campus do curso de interesse. O (A) candidato (a) cuja solicitação de isenção for INDEFERIDA deverá efetuar o pagamento da GRU, impreterivelmente, até o dia 10/11/2017, para ter o direito de participar deste Processo Seletivo.

11) Quando estará disponível o resultado de recurso da solicitação dos candidatos com necessidades especiais?

O(A) candidato(a) que necessitar de atendimento especial para a realização da prova, devido à dificuldade ou impossibilidade de locomoção motora, deficiência auditiva, visual, ou qualquer outra necessidade especial, deverá comparecer ao campus para o qual se inscreveu, até o dia 31/10/2017, e solicitar atendimento especial, conforme formulário disponibilizado no ANEXO II deste Edital, apresentando laudo médico atual (original e cópia) e comprovante de pagamento ou solicitação de isenção da taxa de inscrição. O resultado da solicitação de atendimento especial será publicado no dia 08/11/2017, no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018). Caso a solicitação não seja aceita, o(a) candidato(a) poderá interpor recurso no dia 08/11/2017, no
endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018).

12) Quando será divulgado o local de provas?

O(A) candidato(a) poderá realizar a prova somente no local designado pelo Ifes. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação do seu local de prova com antecedência e será divulgado no dia 28/11/2017.

13) Onde visualizarei o meu local de provas?

O local de provas será divulgado na área do candidato, no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018).

14) Qual a data da prova?

Todas as PROVAS OBJETIVAS serão aplicadas no dia 03/12/2017, das 14h00min às 18h00min. O(A) candidato(a) deverá comparecer ao local da prova objetiva 1 (uma) hora antes de seu início, munido(a) do documento de identificação com o qual se inscreveu e caneta esferográfica azul-escuro ou preta. Para o(a) candidato(a) que se inscreveu com a certidão de nascimento será obrigatória a apresentação do cartão de identificação para a realização da prova objetiva. As provas serão compostas por 50 (cinquenta) questões objetivas, com 5 (cinco) opções de respostas para cada uma delas, dispostas em letras de “a” a “e”, e conterão apenas 01 (uma) opção correta. Serão atribuídos 10 (dez) pontos para cada questão.

15) Quando será divulgado o gabarito?

O gabarito será divulgado no dia 04/12/2017 via Internet, no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018).

16) Qual o período para recursos contra a prova?

Entre os dias 04/12 a 05/12/2017, o(a) candidato(a) poderá interpor recurso fundamentado, amparado em bibliografia pertinente, contra qualquer questão da prova no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018).

17) Quando estará disponível o resultado dos recursos contra a prova?

O resultado dos recursos será divulgado até o dia 11/12/2017, no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018).

18) Quando será a divulgação do resultado parcial?

A divulgação do resultado parcial do Processo Seletivo está prevista para o dia 11/12/2017, no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018.)

19) Qual o período para o recurso contra o resultado parcial das provas?

No dia 14/12/2017, o(a) candidato(a) poderá interpor recurso fundamentado contra o resultado parcial no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018).

20) Quando estará disponível o resultado dos recursos contra o resultado?

O resultado dos recursos a que se refere o subitem 12.5 será divulgado no dia 20/12/2017, no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018). O Ifes não fornecerá, sob hipótese alguma, o resultado por telefone.

21) Qual o período para o requerimento de matrícula?

Os(As) candidatos(as) constantes da lista de aprovados deverão requerer a matrícula, no Registro Acadêmico do campus para o qual se inscreveu, no período e horário listado no subitem 14.3. Os documentos necessários ao requerimento de matrícula, estão listados no subitem 14.4.

22) Como é feito o cálculo da renda per capita?

Renda familiar é a soma da renda individual dos moradores do mesmo domicílio. Renda familiar per capita é calculada dividindo-se o total de renda familiar pelo número de moradores de uma residência.

23) Qual o período da homologação da matrícula?

As matrículas homologadas serão disponibilizadas nos campi e publicadas pelo Ifes no endereço eletrônico: www.ifes.edu.br (PS 01/2018). Somente serão homologadas as matrículas cuja documentação atenda ao exigido nos itens 14.4 e 14.6 (se optante por Ação Afirmativa).

24) Quando ocorrerá a chamada de suplentes?

A chamada para preenchimento das vagas remanescentes será feita através de convocação disponibilizada nos campi e publicada no site do Ifes, enquanto houver vagas disponíveis e/ou dentro do prazo máximo permitido no calendário acadêmico de cada campus.

 

Acesse aqui o edital completo para maiores informações.