Imagine um aplicativo para smartphone que pode ajudar instituições sem fins lucrativos e pessoas em momentos de necessidade. Pois isso aconteceu na prática. Na última semana, o município de Nova Venécia recebeu uma intensa quantidade de chuva, levando famílias a ficarem desabrigadas. À frente desta realidade, o aplicativo Connect Help lançou a campanha SOS Nova Venécia, para doação de alimentos, água, roupa e móveis para os desabrigados.
O novo aplicativo colaborativo foi lançado neste mês pelo professor Eduardo da Silva, do campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com o lema “doando bem sem olhar a quem”, o ConnectHelp faz parte de uma rede de voluntariado, em que as pessoas podem fazer doações para instituições que necessitam de ajuda.
A ideia surgiu em maio de 2016, durante uma conversa com os alunos. O objetivo foi criar um aplicativo que conecte pessoas que gostam de ajudar e as instituições que necessitam de ajuda. Eduardo, em parceria com a professora Nágila Rabelo Moraes, convidou alguns alunos do instituto para participar do projeto.
“A comunidade tem abraçado a ideia com senso de pertencimento. Como parte do projeto. Isso tem nos mostrado que, embora a iniciativa tenha partido de nós, há uma grande possibilidade do ConnectHelp tomar vida própria a partir das interações e trabalho das pessoas que já se juntam para contribuir. ”, relata o professor.
No primeiro momento, são apresentados apenas projetos vinculados à Carita Diocesana de São Mateus, mas já existe a possibilidade de expansão para outras instituições. A escolha foi feita com a intenção de alcançar o maior número de moradores da região dispostos a ajudarem. O aplicativo está disponível para Android e a próxima meta é a disponibilização para iOS.
O ConnectHelp pode ser acessado pela conta do Google e o colaborador pode doar produtos, oferecer serviços ou buscar demandas abertas de projetos. É possível visualizar informações dos projetos, como objetivo, local de entrega e formas de contato. “O aplicativo trabalha com uma demanda de serviços ou produtos necessitados por uma instituição conectada à Cáritas. A seguir, esta demanda é publicada e pode ser visualizada pelos usuários do aplicativo. A partir daí temos a ligação entre doador com a sua doação e a instituição recebedora”, explica Eduardo.
Por Mariana Guimarães Tostes
Assessoria de Comunicação – FACTO
Todos os direitos reservados a FACTO