O Programa InovaSerra foi estabelecido a partir de discussões inicialmente provocadas pela Associação dos Empresários da Serra – ASES, com o objetivo melhorar o ambiente de empreendedorismo e inovação no município da Serra, visando aumentar a competitividade das empresas através de uma ação coordenada de interação sistemática entre governo, academia e empresas, na forma do modelo da Hélice Tríplice.
Essas discussões culminaram no estabelecimento de parcerias para desenvolvimento do projeto de implantação do Programa Inova Serra, seguindo um modelo de governança corporativa formado por representantes de vários segmentos responsáveis por garantir o alcance dos objetivos e a sua continuidade, criando um conjunto eficiente de mecanismos de acompanhamento e monitoramento, buscando assegurar a confiabilidade das ações e dos objetivos propostos
O projeto tem como objetivo desenvolver um software que viabilize a rastreabilidade do sistema de produção orgânica e/ou agroecológica do território norte capixaba, utilizando um banco de dados que permita otimizar a comercialização e fluxo dos produtos.
O Instituto Federal do Espírito Santo, através dos campos: Nova Venécia e Colatina, como executor do projeto, é o responsável em levantar as demandas, visitar as propriedades rurais e viabilizar o desenvolvimento do software utilizando os conhecimentos dos alunos e professores do curso superior em Informática.
A Facto, proponente do projeto é responsável em receber e administrar o recurso, enviando os relatórios da utilização dos recursos recebidos pelo convênio. O software desenvolvido será implantado na Associação de Produtores Orgânicos de Nova Venécia e depois distribuído para as outras associações do território.
O presente projeto possui o diferencial fundamental de estabelecer ações de capacitação e/ou oferta de vagas, para a pessoa egressa do sistema prisional. Ele estabelece ações integradas com o objetivo de empoderar as pessoas egressas enquanto cidadãos de direitos básicos e, a partir desse princípio de cidadania, implementa um processo metodológico sistêmico, alinhando ações de capacitação, laboral e de convivência social, com atividades laborais.
Para isso propõe suporte técnico e pedagógico mais próximo e consciente das especificidades vivenciadas por cada egresso, de modo a proporcionar maior autonomia e responsabilidade em relação aos rumos da sua própria vida.
Ademais, o projeto considera o trabalho como um fator de redução de vulnerabilidades sociais, proporcionando as pessoas egressas do sistema prisional novas possibilidades de reconhecimento, socialização e autoconstrução, na medida em que viabiliza condições para que os sujeitos sejam inseridos na estrutura produtiva.
Como importante externalidade positiva o projeto visa agir e desconstruir o imaginário coletivo que tende a relacionar a figura do ex-detento como irrecuperável sem condições para retornar ao convívio social e laboral.
Esse projeto visa atender várias demandas do setor produtivo rural, incluindo 12 atividades agrícolas e de interiorização industrial, totalizando 22 ações/intervenções de extensão e pesquisas aplicada, que tem como impactos esperados o incremento na geração de renda nas atividades agrícolas do Estado do Espírito Santo.
Para proceder com o objetivo macro desse projeto, foram escolhidas algumas atividades agrícolas e afins em destaque no estado e que podem elevar seu nível de tecnologia e rendimentos através da intervenção do Ifes, com a implementação de vários projetos de pesquisa/extensão destinados a essas atividades.
Projeto Reprograme-SE, a ser realizado pelo Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim em parceria com a
ACTION, polos da Universidade Aberta do Brasil e Ifes campus Cariacica funcionando como polo de apoio, cujo público-alvo são jovens e adultos residentes no Estado do Espírito Santo que buscam inserção no mercado de trabalho. A proposta é implementar dois cursos FIC, de 160 horas cada um: FIC 1 – Programação básica de aplicativos Web e FIC 2 – Programação com Javascript e o Framework Node.js, totalizando 320 horas. Cada FIC está organizado por quatro módulos articulados entre si, mas com terminalidade.
Projeto para formação de programadores no Espírito Santo, a partir do conhecimento e da experiência vivenciada nos projetos de extensão realizados no Campus Colatina e Presidente Kennedy com parceria com a ACT!ON – Associação Capixaba de Tecnologia. O Programe-se tem como objetivo promover a formação de futuros programadores, por meio da participação dos beneficiários nos programas e cursos de formação inicial e continuada (FIC), realizados no âmbito 2 das unidades do Ifes. Este projeto tem como público-alvo estudantes do 9° ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio das redes públicas municipais ou estadual de ensino do Espírito Santo. Os programas e/ou cursos subjacente ao projeto Programe-se, terão como foco a formação de programadores, através da realização de um conjunto de atividades voltadas à capacitação inicial, que pode ser constituída por cursos, oficinas ou atividades dentro das unidades do Ifes, nas escolas municipais e/ou estaduais, ou nas comunidades onde os estudantes residem, tendo como referência metodologias ativas de aprendizagem. Deste modo, os participantes serão conduzidos pela aprendizagem que foca sua participação ativa, de forma colaborativa e resolutiva, a partir da proposição de projetos didáticos que promovam a formação de programadores para atuarem no desenvolvimento de soluções aplicadas ao mercado. Ao final da formação, os estudantes deverão apresentar um produto, ou seja, um artefato desenvolvido preferencialmente em grupo, que demonstra, por parte do aluno, a aquisição dos principais conceitos relacionados à formação de programadores, construídos a partir das atividades desenvolvidas ao longo do projeto.
O programa “Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce” (Programa Rio Doce Escolar) pretende realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas) atuantes nas escolas públicas da educação básica em 4 municípios (Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares) localizados na região da bacia do Rio do Doce, no Estado do Espírito Santo, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o IBGE (2020), estima-se que esses quatro municípios da região da bacia do Rio Doce agregam cerca de 296 escolas de educação básica, oferecendo ensino médio, ensino fundamental I e II, e educação infantil, sendo, 3 com dependência administrativa federal, 26 estadual e 240 municipal. O objetivo é atender 50% das escolas, cerca de 140 escolas da região com formações de Educação Ambiental, buscando articular os atores dos diferentes níveis de formação com ações práticas que resultem em produtos educacionais gerando impactos reais para a escola e o município, produtos esses que pretendem articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a construção de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.
A produção de cafés especiais vem passando por diversas modificações de processos e rotinas operacionais, visando a expressão máxima da qualidade e da bebida, desafio esse que perfaz o caminha da reorientação produtiva e aplicação de técnicas modernas, para otimização dos processos de colheita, pós-colheita e industrialização. Este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo de diferentes genótipos de café conilon em condições de campo, para avaliar o potencial de bebida com aplicação de processos de fermentações espontâneas e induzidas, considerando assim, a separação dos clones nas lavouras e aplicação de processos distintos para avaliação do potencial de qualidade.
Os experimentos serão realizados em 30 propriedades localizadas em áreas experimentais do definidas em zonas de produção de café conilon nos anos de 2021 e 2022. Serão selecionadas 04 áreas em função do zoneamento territorial do Estado do Espírito Santo, considerando a microrregião do Norte, Noroeste, Centro Oeste e Rio Doce.
Será considerado na abordagem científica o estudo de caracterização microbiana do solo, dos frutos e dos processos de fermentação, visando a compreensão de como os agentes microbianos interagem com as plantas e os processos de fermentação, visando a expressão máxima da qualidade. Assim, este estudo propõe estabelecer as melhores formas de manejo e de pós colheita com aplicações de fermentações para o café conilon, com foco na qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar.
Os estudos a respeito das estruturas do microbioma do cafeeiro têm se tornado foco da investigação científica ao redor do mundo, visando a compreensão de como estes agentes podem estar associados a produção de metabólitos vinculados aos compostos químicos e aos descritores sensoriais. Nesta linha de ação, diversas metodologias de processamento e fermentação, com aplicação de culturas de arranque ou mesmo exploração da microbiota natural do cafeeiro estão sendo empreendidas por diversas universidades e pesquisadores, com uma finalidade em comum, a qualidade.
Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo central o estudo do microbioma do café brasileiro, considerando diversas propriedades que estão inseridas em unidades de conservação ao redor do país, com a finalidade caracterizar, catalogar e determinar as reais interações com a qualidade do café. Nesta linha da ação, junta-se a essa abordagem, diferentes formas de processamento, com fermentações espontâneas e induzidas, análises de dados químicos, sensoriais e climáticos, versando uma abordagem macro a respeito das interações no processo de formação da qualidade do café arábica e conilon do Brasil.
Desta forma, os possíveis resultados obtidos neste projeto poderão determinar quais as 12 melhores formas de manejo e conservação do patrimônio genômico das raízes, do solo e dos frutos do cafeeiro, visando assim, uma aplicação consistente que potencialize a curva de qualidade e ao mesmo tempo, seja empregada boas práticas de manejo e otimização dos agentes microbianos presentes nestas regiões.
O Esporte segundo De Rose Jr (2003) é considerado um dos maiores fenômenos sociais contemporâneos e que deverá perdurar por longo período devido o apelo popular, importância dada pela mídia, a movimentação de recursos financeiros e o aparecimento de grandes ídolos.
Betti (1991) define esporte como uma ação social institucionalizada, composta por regras, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre dois ou mais componentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, por meio de comparação de desempenhos, determinar o vencedor, no entanto o mais importante é enfatizar que em sua origem, a palavra “esporte” significava regozijo, ou seja, diversão.
De Rose Jr (2003) relata que apesar de haver uma grande identificação entre o esporte e a competição, ele não é um fator exclusivo das experiências esportivas, refletindo valores e objetivos sociais em diferentes setores da vida, na qual o ser humano compete em todos os setores onde atua: família, escola, trabalho e sociedade.
Com base nesse pressuposto e de acordo com o programa Academia & Futebol oferecido como uma política de esporte da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor é uma oportunidade para ampliar as ações da missão, visão e valores institucional do IF de Mato Grosso do Sul através de recursos descentralizados diretamente.
O planejamento da instituição nos termos da tríade ensino pesquisa-extensão se integra perfeitamente nas exigências do Programa. Uma vez que o campus Aquidauana possui destaque em Programas governamentais como o reconhecido ‘Mulheres Mir’, além de desenvolver estreitos laços com as comunidades locais e outras instituições que viabilizam ações que promovam o desenvolvimento da juventude e estabeleça vínculos de fortalecimento para a produção científica. Em sua concepção o IFMS procura “democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social”.
Para tal, o programa Academia & Futebol utiliza das características do esporte educacional, que além de possibilitar a convivência e o comportamento social, conservar também sua qualidade lúdica, sua espontaneidade e seu poder de iniciativa, desmistificado, principalmente, daquele promovido pela mídia (esporte de alto rendimento). Assim, permite aos praticantes criticá-lo dentro de um determinado contexto socioeconômico político cultural, em busca de uma educação emancipatória (DARIDO; RANGEL, 2005).
O projeto tem como objetivo desenvolver um software que viabilize a rastreabilidade do sistema de produção orgânica e/ou agroecológica do território norte capixaba, utilizando um banco de dados que permita otimizar a comercialização e fluxo dos produtos. O Instituto Federal do Espírito Santo, através dos campi Nova Venécia e Colatina, como executor do projeto, é o responsável em levantar as demandas, visitar as propriedades rurais e viabilizar o desenvolvimento do software utilizando os conhecimentos dos alunos e professores do curso superior em Informática. A Facto, proponente do projeto é responsável em receber e administrar o recurso, enviando os relatórios da utilização dos recursos recebidos pelo convênio. O software desenvolvido será implantado na Associação de Produtores Orgânicos de Nova Venécia e depois distribuído para as outras associações do território.
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