2020 – Implantação de núcleo de futebol para o Desenvolvimento do Programa – Academia & Futebol – IFMS
O Esporte segundo De Rose Jr (2003) é considerado um dos maiores fenômenos sociais contemporâneos e que deverá perdurar por longo período devido o apelo popular, importância dada pela mídia, a movimentação de recursos financeiros e o aparecimento de grandes ídolos.
Betti (1991) define esporte como uma ação social institucionalizada, composta por regras, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre dois ou mais componentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, por meio de comparação de desempenhos, determinar o vencedor, no entanto o mais importante é enfatizar que em sua origem, a palavra “esporte” significava regozijo, ou seja, diversão.
De Rose Jr (2003) relata que apesar de haver uma grande identificação entre o esporte e a competição, ele não é um fator exclusivo das experiências esportivas, refletindo valores e objetivos sociais em diferentes setores da vida, na qual o ser humano compete em todos os setores onde atua: família, escola, trabalho e sociedade.
Com base nesse pressuposto e de acordo com o programa Academia & Futebol oferecido como uma política de esporte da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor é uma oportunidade para ampliar as ações da missão, visão e valores institucional do IF de Mato Grosso do Sul através de recursos descentralizados diretamente.
O planejamento da instituição nos termos da tríade ensino pesquisa-extensão se integra perfeitamente nas exigências do Programa. Uma vez que o campus Aquidauana possui destaque em Programas governamentais como o reconhecido ‘Mulheres Mir’, além de desenvolver estreitos laços com as comunidades locais e outras instituições que viabilizam ações que promovam o desenvolvimento da juventude e estabeleça vínculos de fortalecimento para a produção científica. Em sua concepção o IFMS procura “democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social”.
Para tal, o programa Academia & Futebol utiliza das características do esporte educacional, que além de possibilitar a convivência e o comportamento social, conservar também sua qualidade lúdica, sua espontaneidade e seu poder de iniciativa, desmistificado, principalmente, daquele promovido pela mídia (esporte de alto rendimento). Assim, permite aos praticantes criticá-lo dentro de um determinado contexto socioeconômico político cultural, em busca de uma educação emancipatória (DARIDO; RANGEL, 2005).